Blog Equilíbro

Você está vendo: Comportamento

POR QUE OS CAES FICAM COM A LINGUA DE FORA

Você já se perguntou por que seu cachorro mostra a língua?

Os motivos não são bem compreendidos pelos donos, mas às vezes uma língua fora da boca pode revelar dicas sobre a saúde do seu animal.

As línguas dos cães são incríveis quando você pensa sobre isso. Seu amigão usa a língua para comer e beber, para ajudar a refrescar o corpo e, claro, para lhe dar toneladas de beijos babados.

Se o seu cão acabou de comer uma refeição deliciosa, brincou o quanto quer, ou está deitado ao seu lado com a língua para fora um pouco, isso pode significar que ele está em um estado de pura felicidade.

Às vezes, uma língua para fora por longos períodos de tempo – mas não indefinidamente – é um sinal de puro relaxamento.

Embora isso possa ser uma característica inofensiva e cativante, também pode ser um sinal de problemas de saúde latentes. É preciso sempre observar e estar atento.

Para baixar a temperatura corporal

Quando os humanos ficam aquecidos, eles suam. Quando os cães ficam quentes, eles ofegam. Ambas as respostas esfriam o corpo e a maneira como funcionam é na verdade a mesma – ambas levam à evaporação.

As respirações curtas e superficiais ajudam a evaporar a água da língua e do trato respiratório superior. Essa evaporação ajuda seu cão a esfriar a temperatura do corpo.

Se o seu cão está ofegando muito, tente mantê-lo em um local fresco e reduza a atividade física por um tempo. Certifique-se de que eles têm bastante água. Refresque seu cachorro de vez em quando com banhos!

Se a respiração ofegante persistir por um longo tempo, mesmo depois que seu cão parecer ter esfriado, pode ser hora de uma ida ao veterinário, só para garantir.

Para aproveitar o momento da refeição ou para acalmar um momento de ansiedade

Quando o cão vê sua refeição chegar, ele tem tendência a salivar, babar e, portanto, colocar a língua para fora. É um comportamento animal bastante inofensivo que reflete o entusiasmo do cão no momento. Além disso, se você repreender seu cão ou se ele tiver tido um medo repentino, ele vai querer controlar a ansiedade, e isso geralmente envolve colocar a língua para fora e respirar fundo. A língua é uma forma do cão exteriorizar qualquer emoção interior, seja medo, alegria, ansiedade. Portanto, deixe seu cão se livrar das emoções ruins.

Síndrome da Língua Pendurada

A língua do cachorro pende para fora da boca. É uma condição que raças de cães menores e braquicefálicas como os Pugs, são propensas a ter devido à genética. Suas línguas podem ser literalmente muito grandes para a cavidade oral, ou a reprodução pode ter levado a um osso anormal da mandíbula que não a suporta adequadamente.

Outras, raças, como os Buldogues, têm uma mandíbula pequena, eles não conseguem manter a língua dentro da boca. Assim, você os verá com a ponta da língua do lado de fora o tempo todo.

Se o seu cão tiver overbite (desalinhamento dos dentes, causando má oclusão), eles podem desenvolver essa condição, especialmente à medida que envelhecem.

Cães mais velhos costumam perder os dentes (os incisivos inferiores), que mantêm a língua na boca. Então, quando não há mais dentes, a língua relaxa.

Introdução de um novo medicamento

A introdução de um novo medicamento ao seu pet pode ser a causa da língua para fora.

Se seu cão recebeu recentemente um novo medicamento e está exibindo este sintoma ou quaisquer outros novos sintomas ou hábitos, consulte seu veterinário para ter certeza de que este é o medicamento certo para seu cão ou se você deve mudar de tática.

Mal-estar, vômito, perda de apetite

Não hesite em chamar um veterinário se, além de mostrar a língua, seu cão começar a vomitar várias vezes durante o dia. Ele pode ter problemas de estômago ou ter tido indigestão. Se você não intervir rapidamente, essa condição pode piorar e criar outras complicações. Quando o cão não está bem, ele também respira com a boca aberta para tentar se aliviar.